Encantar
v.t. Exercer suposta influência mágica. / Seduzir; cativar; fascinar: encantar serpentes. / Agradar extremamente. / Provocar irresistível admiração: encantar um auditório. / Causar satisfação; agradar profundamente: estou encantado com o encontro (Aurélio).
Quando eu tinha uns doze, treze anos, lembro-me que ficava encantada com as flores do jardim de minha casa e mais ainda quando dançava na chuva com meus irmãos e minha prima Elaine. Acho que mais encantada que isso fiquei a partir dos catorze, quando passei a ler todos os romances possíveis, Júlia, Sabrina, Bianca, etc. nossaaaaaa, com certeza passaram dos dois mil livros, ler aquelas estórias românticas me deixava extremamente encantada, aguardava ansiosa o meu príncipe “encantado”... rsrsrs.
A partir de então foram vários encantos e desencantos, mesmo quando não parava para pensar sobre a força e significado desta palavra – ENCANTAR.
Comecei a pensar nela depois de me encantar com as histórias de um amigo, quando ele me contava sobre a sensação do vento em seu rosto ao sair de moto sem rumo pelas lindas montanhas de sua região, sobre sua vida e seus desejos, etc. nossas conversas me encantavam, até que um dia me vi completamente “encantada” por ele. Entretanto, um dia o mesmo veio me falar de alguém (que não era eu) que o estava encantando, daí veio meu desencanto, como um jato de água fria, mas não como aquela chuva que me encantou um dia, e sim como um vento triste que vem e fica... Eu não mais o encantava, sofria...
Em vez de alongar meu olhar fiz o contrário, não queria enxergar nada além de minha dor, parei de ler os sinais do tempo, o encanto que estava em toda parte eu não mais o via... Peguei todos os desencantos ao longo dos anos e criei uma blindagem que inevitavelmente cegou-me... Abri várias portas, família, amigos, livros, poesias, dores, histórias, estórias, conversas, vidas... Voltei!!!! Deixei-me enxergar outros encantos, percebi que a vida é assim, E HOJE EM PAZ COM A VIDA, entrego-me a outros encantos... Hoje tem os teus olhos, o teu sorriso, este sorriso meio de canto, tímido, sonhando com os sucos de maracujá... rsrs...hoje tem você, que me encanta.
Dedico este texto a todos que me encantaram e encantam nessa vida de encantos...
Mavie
“Pe. Fábio de Melo diz que nem sempre sabemos recolher só encanto... Por vezes, insistimos em capturar o encantador, e então o matamos de tristeza. Amar talvez seja isso: Ficar ao lado, mas sem possuir. Viver também. Precisamos descobrir que há um encanto nosso de cada dia que só poderá ser descoberto, à medida que nos empenharmos em não reter a vida (...). Abra os olhos. Há encantos escondidos por toda parte. Presta atenção. São miúdos, mas constantes”.
6 comentários:
Encantamento...
Se fosse tão dura a vida que não permitisse um certo sopro de mágica;
não faria sentido sorrir e saber que há notas musicais caminhando por sobre nuvens, apesar de tudo...
Menina-linda: beijo em sua alma-sabor-algodão-doce...
Encantantar...
Aquela influencia que você exerce sobre mim
Encantar...
Aquele teu sorriso que me cativa
Encantar...
A tua voz que me agrada extremamente
Encantar...
Aquelas palavras que vêm do teu coração que causam satisfação a minha alma
Voce me Encanta...
Mavie,
Não quero comentar seu post para não tirar o foco do que abordou.
Quero deixar só mais alguns significados para "Encantar" que considero oportunos e complementam a idéia:
1 - submeter (algo, alguém ou a si mesmo) à ação de encanto, feitiço ou magia; enfeitiçar;
2 - envolver ou ser envolvido por algo sedutor; maravilhar(-se);3 - causar grande prazer a;
4 - tornar(-se) invisível; fazer sumir ou sumir;Vamos ler seu post novamente?
rs
Bjsss e Parabéns!
encantar para viver...me sinto encantada mesmo vendo tanto sofrimento e dor..me sinto!Encantar e encantar-se com as miudezas das coisas é viver!
Beijo mavie!
vc sempre me surpreende!
Postar um comentário