domingo, 31 de maio de 2009

A terra do encantamento...



Encantar
v.t. Exercer suposta influência mágica. / Seduzir; cativar; fascinar: encantar serpentes. / Agradar extremamente. / Provocar irresistível admiração: encantar um auditório. / Causar satisfação; agradar profundamente: estou encantado com o encontro (Aurélio).

Quando eu tinha uns doze, treze anos, lembro-me que ficava encantada com as flores do jardim de minha casa e mais ainda quando dançava na chuva com meus irmãos e minha prima Elaine. Acho que mais encantada que isso fiquei a partir dos catorze, quando passei a ler todos os romances possíveis, Júlia, Sabrina, Bianca, etc. nossaaaaaa, com certeza passaram dos dois mil livros, ler aquelas estórias românticas me deixava extremamente encantada, aguardava ansiosa o meu príncipe “encantado”... rsrsrs.
A partir de então foram vários encantos e desencantos, mesmo quando não parava para pensar sobre a força e significado desta palavra – ENCANTAR.
Comecei a pensar nela depois de me encantar com as histórias de um amigo, quando ele me contava sobre a sensação do vento em seu rosto ao sair de moto sem rumo pelas lindas montanhas de sua região, sobre sua vida e seus desejos, etc. nossas conversas me encantavam, até que um dia me vi completamente “encantada” por ele. Entretanto, um dia o mesmo veio me falar de alguém (que não era eu) que o estava encantando, daí veio meu desencanto, como um jato de água fria, mas não como aquela chuva que me encantou um dia, e sim como um vento triste que vem e fica... Eu não mais o encantava, sofria...
Em vez de alongar meu olhar fiz o contrário, não queria enxergar nada além de minha dor, parei de ler os sinais do tempo, o encanto que estava em toda parte eu não mais o via... Peguei todos os desencantos ao longo dos anos e criei uma blindagem que inevitavelmente cegou-me... Abri várias portas, família, amigos, livros, poesias, dores, histórias, estórias, conversas, vidas... Voltei!!!! Deixei-me enxergar outros encantos, percebi que a vida é assim, E HOJE EM PAZ COM A VIDA, entrego-me a outros encantos... Hoje tem os teus olhos, o teu sorriso, este sorriso meio de canto, tímido, sonhando com os sucos de maracujá... rsrs...hoje tem você, que me encanta.
Dedico este texto a todos que me encantaram e encantam nessa vida de encantos...

Mavie

“Pe. Fábio de Melo diz que nem sempre sabemos recolher só encanto... Por vezes, insistimos em capturar o encantador, e então o matamos de tristeza. Amar talvez seja isso: Ficar ao lado, mas sem possuir. Viver também. Precisamos descobrir que há um encanto nosso de cada dia que só poderá ser descoberto, à medida que nos empenharmos em não reter a vida (...). Abra os olhos. Há encantos escondidos por toda parte. Presta atenção. São miúdos, mas constantes”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Encantamento...

Se fosse tão dura a vida que não permitisse um certo sopro de mágica;
não faria sentido sorrir e saber que há notas musicais caminhando por sobre nuvens, apesar de tudo...

Menina-linda: beijo em sua alma-sabor-algodão-doce...

Jorge disse...

Encantantar...
Aquela influencia que você exerce sobre mim

Encantar...
Aquele teu sorriso que me cativa

Encantar...
A tua voz que me agrada extremamente

Encantar...
Aquelas palavras que vêm do teu coração que causam satisfação a minha alma

Voce me Encanta...

Calvin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calvin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calvin disse...

Mavie,
Não quero comentar seu post para não tirar o foco do que abordou.
Quero deixar só mais alguns significados para "Encantar" que considero oportunos e complementam a idéia:

1 - submeter (algo, alguém ou a si mesmo) à ação de encanto, feitiço ou magia; enfeitiçar;

2 - envolver ou ser envolvido por algo sedutor; maravilhar(-se);3 - causar grande prazer a;

4 - tornar(-se) invisível; fazer sumir ou sumir;Vamos ler seu post novamente?
rs
Bjsss e Parabéns!

Adriana Meira disse...

encantar para viver...me sinto encantada mesmo vendo tanto sofrimento e dor..me sinto!Encantar e encantar-se com as miudezas das coisas é viver!
Beijo mavie!
vc sempre me surpreende!