domingo, 11 de janeiro de 2009

O caminho escolhido...



O escritor francês Marcel Proust diz que a sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.
A cada dia percebo que esta é uma das maiores verdades que já ouvi, entretanto, sou obrigada a dizer que existem milhões de pessoas que percorrem diversos caminhos, perigosos, sombrios, solitários e no fim parece que nada aprendem, caminharam olhando unicamente numa direção, para si próprias...
Claro que até pouco tempo atrás eu percorria o meu caminho, entre sonhos, vaidades, medos, amores, certezas incertas, “achismo”, enfim, eu acreditava que sabia de tudo e é com imensa felicidade que lhes digo que hoje fiz uma grande descoberta, compreendi que sei pouco da vida, ou quase nada, mas estou olhando a minha volta, tentando aprender a aprender... Entre um episódio e outro de minha caminhada conheci a Becki, uma garota brilhante, cheia de carinho, amores (seus gatos, cachorros e seu amado marido) e uma alegria de viver que contagia... é impressionante como uma mulher de 25 anos consegue passar tanta sabedoria e sarcasmos com tanta eficiência...rsrsrs... digo sarcasmo porque ninguém é perfeito,neh? rs...
Trabalhar com essa garota fantástica que brinca o tempo todo, respeita tudo e a todos me fez chegar a conclusão que muitas pessoas não estão preparadas para aqueles que só sorriem e que amam a vida. Muitos se incomodam com a felicidade alheia e com os seus caminhos escolhidos - como assim? Por que as pessoas “paz e amor” são tomadas como retardadas, lentas e fracas? Quer dizer que boas são aquelas malandras, desonestas e hipócritas? Que destroem a si mesmas e aos outros para atingirem suas metas? O amor e as amizades despretensiosas estão perdendo o lugar para a ganância? Será que Roberto Shinyashiki está correto ao afirmar que a luta pela sobrevivência está brutalizando o ser humano?
Ok, concordo que vivemos num mundo altamente competitivo, mas acredito também que podemos alcançar nossos objetivos sem precisar puxar os tapetes dos outros e acima de tudo, valorizar pessoas como a Becki, que vivem na paz e no amor, que esperam da vida mais que boas posições sociais e dinheiro.
Agora, neste instante, ouço Chopin e me pergunto se ao compor estas músicas tão lindas ele pensava em algo além do amor, claro que poderia estar sofrendo também, afinal, como diz o Proust a felicidade é salutar para o corpo, mas só a dor robustece o espírito, enfim, uma coisa é certa, ninguém pode viver sem a paz e o amor, digo viver, não sobreviver...
O mais importante é que temos opções... O caminho quem escolhe somos nós!

Mavie

Hoje despeço-me com um poema que adoro...


"O Caminho não escolhido"Robert Frost, 1916
Num bosque amarelo dois caminhos se separavam,
E lamentando não poder seguir os dois
E sendo apenas um viajante, fiquei muito tempo parado
E olhei para um deles tão distante quanto pude
Até onde se perdia na mata;
Então segui o outro, como sendo mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque coberto de mato e querendo uso
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma,
E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.
Direi isto suspirando
Em algum lugar, daqui a muito e muito tempo:
Dois caminhos se separaram em um bosque e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.

4 comentários:

Adriana Meira disse...

Mavie, tenho tanto orgulho de vc...nossa!qdo vc escreve aqui parece ter tirado de nosso subconsciente mais profundo e trás a tona uma serie de sentimentos...e escolher o caminho é o maior deles qdo se sabe o q quer.
Adorei!
Beijo, Dri Meira

Unknown disse...

Amiga, nós temos caminhos a seguir. Nessa caminhada, sempre espero escolher o caminho certo, mas às vezes é a escolha do errado que nos faz fortalecer o percalço.
Vamos que vamos! E nossa caminhada é longa, mas que seja repleta de paz! Beijos linda!!

Anônimo disse...

Nega, fiquei muito impressionado com o seu talento pra escrever, continue assim viu? te amo!!! bjs

Anônimo disse...

Vika, seus textos estão incrivéis. Mais este é o melhor, pois trás os nossos sentimentos mais profundos, nos dando certeza de que sempre há dois caminhos, basta pensarmos e seguir o caminho que denominamos "certo", seguindo a enorme estrada da VIDA!

Saudades!