sábado, 22 de novembro de 2008

Boas conversas, ótimas reflexões...


Hoje dois assuntos me fizeram “abandonar” minha monografia: O chamado “viver juntos” e a tão esquecida diplomacia...
No início ambos me pareceram dissociados, num segundo momento percebi que um alimenta o outro.
Quando digo viver junto me refiro ao relarcionar-se no seu sentido mais amplo, seja no trabalho, convívio social, escolas, ficar, namorar, casar.
Hoje o viver junto está em decadência, pois se alimenta de intolerância ao invés da diplomacia, tornando assim as relações mais descartáveis, o mais engraçado é que isso faz parte da tão aspirada modernidade. Claro que muitas vezes dá vontade de fugir de qualquer tipo de relacionamento, ir embora pra Pasárgada e não querer nem o rei por perto...rsrs...
A problemática está na falta de capacidade humana em se pôr no lugar do outro, pois se assim o fizesse viver junto seria muito mais fácil, ao contrário do que acontece hoje, onde qualquer discussão fútil é motivo de rompimentos.
A grande solução estaria em nos alimentarmos mais de diplomacia, tolerância, paciência...elementos fundamentais para vivermos realmente felizes ao lado das pessoas que amamos e que quase sempre magoamos, justamente pela falta de diplomacia aqui também utilizada em sentido amplo.
Tudo isso pode parecer bastante utópico, mas em verdade é o caminho mais seguro para uma convivência pacífica. Vocês não estão achando que eu sou a rainha dos bons relacionamentos, neh? rsrsrs....na verdade estou compartilhando uma reflexão que me foi dada por uma pessoa muito especial e a quem dedico este texto, ao Klaus.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hoje em dia, o amor como um todo entrou em decadência. E não digo amor, relação homem e mulher somente, digo em relação ao mundo. Que tal cedermos um pouco mais, ou vivermos com mais intensidade, aquilo que nos proporciona felicidade. Dividir, somar, multiplicar. Acho que no fundo, tudo é amar, sem medidas.

(Obs.: MAVIIIII, TO COM SAUDADE!!!)

Maviane Motta disse...

Bom, cedermos mais já resolve muita coisa, mas acho imprescindível o amor, acredito que temos que amar mais...
Claro que não se deixar influenciar pela loucura do mundo é super difícil, sem contar que geralmente nos achamos os “certos”...o bom disso tudo é que sempre encontramos alguém que nos faz acreditar que é possível...

TB ESTOU COM SAUDADES DE VC AMIGA!!!

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau! Hoje em dia é tudo muito superficial, as pessoas não tem mais paciencia para nada. É muito mais fácil se afastar, ou terminar por um motivo besta do que sentar e conversar e tentar resolver o problema. O problema é que o ego é posto em um patamar mais elevado q a própria convivência... Uma pena isso!
Mavie, saudades, querida!!
Beijos!!

Walrus disse...

Maviane,

Gostei do blog e do post. Nesse mundo veloz, o que importa é a individualidade, independência. Cada vez parece mais feio a exposição de sentimentos ou de dúvidas (pode parecer que somos fracos).
Com isso, as amizades e relacionamentos em geral estão pagando a conta e as pessoas acabando com medo, sozinhas, no escuro...

um abraço,
Guilherme